ADUCPEL inicia série de debates sobre educação

Debater o ensino dentro da perspectiva dos desafios contemporâneos, especialmente em função das experiências didático-pedagógicas, é a proposta que começa a ser desenvolvida nos ciclos de debates promovidos a partir de agosto, na sede da Associação dos Docentes da Universidade Católica de Pelotas – Aducpel. O primeiro ciclo leva o nome “Debates” e o tema de estréia da série foi definido em função das experiências de sala de aula, que pergunta: “Quem é nosso aluno hoje ?”.

Este primeiro conteúdo começa a ser debatido no dia 17 de agosto a partir das 17h30mim e vai até às 19 horas.  “As aulas na UCPel iniciam às 19h15min e será uma oportunidade de reflexão antes do professor entrar em sala de aula” diz o professor Antonio Heberlê, presidente da Aducpel. O tema: “Quem é nosso aluno hoje?” terá como mediadora a professora Elisabeth Gonçalves, que convidou a professora Luisa Silveira, em função da sua experiência com o assunto. Ainda sobre este primeiro tema, haverá outro encontro, previsto para o dia 31 de agosto.

A diretora da Associação,  Elisabeth Gonçalves, salienta a importância em se discutir a qualidade da prática pedagógica em sala de aula e a relação com os alunos, especialmente no mundo digital, em rede, que vivemos hoje. A idéia do Ciclo Debates é que se propiciem discussões em pequenos grupos para depois envolver toda a comunidade nas principais temáticas sobre os processos de ensino e a relação professor-aluno. Ainda no segundo semestre deste ano a Aducpel deve promover outras ações, envolvendo questões pedagógicas, com base na realidade das novas tecnologias e o papel do professor.

A outra linha de discussões tem o nome de “troca de saberes”, com a proposta de abrir espaços para debates de forma mais interativa, com discussões sobre estratégias de ensino; sistema de qualificação e trans e inter-disciplinariedade. Os trabalhos terão um moderador, número máximo de 25 participantes e inscrição pelo e-mail aducpel@terra.com.br ou na Associação que fica à rua General Telles, 562.

Anúncios
Esse post foi publicado em ADUCPEL. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s